O que quer dizer “Puro Malte”?
Cervejas consideradas puro malte, são produzidas sem nenhum adjunto de cereais não maltados (milho e arroz são os mais comuns). Aqui no Brasil é permitido o uso de cereais não maltados em até 45% do total dos ingredientes da cerveja. É um recurso utilizado para baratear a receita e também para deixar a cerveja com características de sabor mais atenuadas, e com a coloração mais clara.
Qual o problema da cerveja não ser “Puro Malte”?
Não existe problema nenhum em uma cerveja não ser puro malte, o problema maior é que tipo de ingrediente ela usa além do malte e qual a quantidade.
Grande parte do milho utilizado no mundo é transgênico. Se faz mal ou não, é uma outra discussão. Mas ainda não existe nenhum estudo até hoje dizendo que não faz mal, assim como não existe nenhum estudo dizendo que faz bem.
Inclusive já fizeram testes em ratos de laboratório, e a conclusão foi que em um período maior que 3 meses de consumo do milho transgênico, tumores cancerígenos horrendos surgiram nas pobres cobaias.
Fonte: UOL
Sou bastante à favor das invenções e misturas de novos ingredientes em receitas de cerveja, como casca ou sumo de frutas, outros tipos de cereais, lúpulo dos mais variados tipos, entre outros. Mas milho e arroz aqui no Brasil, na maioria das vezes são utilizados para baratear o custo de produção da cerveja, e isso meus amigos, eu não curto não.
Cervejas nacionais “Puro Malte”
Para facilitar vou citar algumas cervejas produzidas em escalas maiores (mais fáceis de encontrar e com o custo mais baixo) que são feitas com cereais maltados:
Therezópolis Gold
Paulistânia
Heineken
Bavaria Premium
Cevada Pura
Finalizando
Quem sou eu para dizer qual cerveja você deve ou não beber, sou apenas mais um apreciados das coisas boas que a vida pode oferecer. E às vezes, por apenas um pouco mais, você pode beber uma cerveja mais saborosa e que faça muito menos mal (na minha opinião, cerveja moderadamente faz é bem) para a saúde.
Diga, qual dessas cervejas você já bebeu, e o que acha delas comparadas as outras?
Fontes: Diário Catarinense e PuroMalte.com.br
0 comentários:
Postar um comentário